Abertura virtual da Jornada Pedagógica conta com participação de 100 profissionais da Educação. Veja vídeo com melhores

Publicado em 04/03/2021 às 00:00

Na tarde dessa quarta-feira, 03, a Secretaria de Educação de Pedro Régis promoveu a abertura da Jornada Pedagógica para os profissionais da Educação do município. Em virtude da pandemia e dos protocolos recomendados pela OMS, a edição deste ano foi totalmente on-line.

Por meio da plataforma Google Meet, cerca de 100 profissionais, entre professores, coordenadores, porteiros, vigilantes, inspetores... estiveram simultaneamente conectados à sala virtual, onde puderam ouvir a mensagem de boas-vindas da prefeita Michele Ribeiro, da secretária Érika Galvão, dos professores: Leandro Bernardino, Josinete Alvino, Ana Lima e Iraci Ricardino; além do presidente da Câmara de Pedro Régis, vereador Erijackson Pessoa.

Em sua mensagem, a prefeita Michele Ribeiro, que é professora universitária, enfatizou que a Jornada Pedagógica é um espaço para formação, reflexão, e troca de experiências importantes. "Nesse espaço, nós, profissionais da Educação, podemos discutir sobre o fazer Educação", disse. Ela agradeceu o apoio e a dedicação de todos os profissionais. "Eu sou professora, sei o tamanho do desafio que enfrentamos, sobretudo nessa nova fase do ensinar de forma remota. Não é fácil. Por isso, quero agradecer a dedicação de cada profissional, em especial aos professores e professoras. Vocês são os protagonistas da Educação", concluiu.

A Jornada Pedagógica 2021 segue nesta quinta, 04, e sexta-feira, 05, com Oficinas e palestras realizadas nos períodos da manhã e da tarde, em locais distintos em salas com número limitado de pessoas, separadas por segmentos de ensino, para garantir o distanciamento social. Os locais serão monitorados por profissionais da Saúde, para garantir os cuidados com os protocolos determinados. Durante o evento haverá, também, discussões relacionadas à saúde e pandemia.

Cronograma:

04/03 > OFICINAS PEDAGÓGICAS

Público: Professores e equipe pedagógica

⦁ EDUCAÇÃO INFANTIL-

Local: Escola Margarida Dias;

Hora: 08h00;

Oficina/ tema: "A Educação Infantil e a experiência da pandemia: desafios, reflexões e perspectivas";

Facilitadora: Profª. Ms. Paula César Camilo - UFPB.

⦁ ENSINO FUNDAMENTAL –ANOS INICIAIS

Local: Escola Daura Ribeiro;

Hora: 13h00;

Oficina/tema: "Educação mediada por tecnologias digitais: como ensinar e aprender em contextos de ensino remoto?";

Facilitador: Profº. Ms. Afonso Júnior - UFPB.

⦁ ENSINO FUNDAMENTAL- ANOS FINAIS

Local: Escola Daura Ribeiro

Hora: 13h00

Oficina/tema: "Metodologias ativas para um ensino híbrido e eficaz";

Facilitadora: Profª Ms. Jaberlânye Nelo -UFPB.

⦁ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS- EJA

Local: Escola Margarida Dias

Hora: 13h00

Oficina/tema: "Estratégias metodológicas para a permanência dos/as educando/as";

Facilitadora: Professora Drª Sabrina Grisi Pinho de Alencar- UFPB;

05/03 > FORMAÇÃO POR CATEGORIA > Local: Escola Daura Ribeiro

FORMAÇÃO/TEMA: "Abordagem burocrático-administrativa da Escola"

Público alvo: Gestores, adjuntos, auxiliares administrativos.

Hora: 08h00

Palestra:  Plataforma Saber

Palestrante: Professor Rodrigo Silva de Farias

Hora: 08h300

Palestra: Censo escolar

Palestrante: Professora Ana Maria de Souza

Hora: 10h00

Palestra: Ficha individual do aluno: histórico escolar/tranferência

Palestrantes: Josineide da Silva, Luis Vicente e Maria José Alves.

Público Alvo: Psicopedagogos

Hora: 09h00

Palestra: "Plano de Ação da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva"
Palestrante:  Professora Ana Jerônimo de Lima

Público alvo: :Inspetores de alunos; vigilantes/porteiros, merendeiras e auxiliares de serviços gerais.

Hora: 08h00

Palestra/tema: "Relações interpessoais no ambiente de trabalho e o uso das redes sociais na construção da boa imagem";

Palestrante: Jornalista Pery Camilo

Hora: 09h00

Oficina/tema: "Boas Práticas de alimentação escolar

Palestrante: Nutricionista Karla Waléria Silva de Medeiros