População surpreende nas escolhas que devem ser prioridades do Governo Municipal.

Publicado em 09/09/2021 às 00:00

O Governo Municipal de Pedro Régis, reprentado pela prefeita Michele Ribeiro e toda equipe gestora, encerrou as plenárias do Orçamento Democrático Municipal (ODM) ciclo 2021. Foram três reuniões: nos Sítios Barro Vermelho e Lages, terminando no centro da cidade, na noite dessa quarta-feira, 08.

Ao todo, vinte e três oradores representaram a zona rural e a cidade nas audiências, e cerca de 200 solicitações foram feitas por escritos, além do questionário on-line que ainda está disponível AQUI. Até o momento as três ações mais sugeridas pela população são:

• Abastecimento de água (por poço artesiano ou cisternas);
  • Calçamento;
  • Construção de praças com área de lazer;

Os pedidos surpreendem a gestão, que esperava por solicitações acerca de atendimentos e serviços. "Por isso é bom ouvirmos a população, pois a gente tinha uma outra ideia. Agora podemos saber exatamante o que o povo mais precisa", pontuou a prefeita Michele.

Na última plenária a participação da pequena Tatiane foi o destaque da noite. "Eu quero que seja feito um parquinho para as crianças, com quatro brinquedos", solicitou. Ela ainda argumentou seu ponto de vista, provocando aplausos e sorrisos. "Não tem praça pros adultos? Tem que ter praça pras crianças também!", finalizou.

Muitos elogios sobre a forma de governar da prefeita Michele Ribeiro e sobre o atendiemento da equipe gestora foram feitos, já as críticas foram pontuais e se resumiam as obras paralisadas há anos, como a construção de banheiros no Ginásio "O Anselmão" e a cobertura da quadra esportiva no bairro João Batista, iniciadas em gestões passadas.

Outras solicitações, reforma de escolas (que já estão em andamento), revitalização da iluminação pública e a contratação de um médico/a psiquiatra, também foram feitas, alcançando o objetivo das reuniões do ODM de incluir a participação popular no planejamento estratégico e organização do investimento dos recursos do governo para o próximo ano. Para a prefeita Michele Ribeiro as plenárias fortalecem e aproximam o povo da gestão pública. "Com a participação da população construímos um Plano Plurianual mais democrático", frisou.

Essa é a primeira vez que a população de Pedro Régis é convocada à participar do planejamento do próprio futuro, e a prefeita enfatizou o quanto considera importante a participação ativa da população nas decisões do governo. “Nós faremos uma gestão participativa e estaremos sempre nas Comunidades levando ações e serviços da Prefeitura, mas, sobretudo, ouvindo a população. Estar presente é nosso compromisso”, garantiu.

O formulário eletrônico, ainda disponível no site oficial, encerra o acesso às participações no próximo dia 17, a partir daí os dados serão reunidos e em seguida o resultado será divulgado nas redes de comunicação da Prefeitura. De acordo com a gestão "Compromisso com o Povo", as ações mais votadas serão desenvolvidas com priorioridade pelo governo. Sobre isso a prefeita Michele Ribeiro destacou: "Peço paciência, mas garanto que tentaremos colocar em prática as solicitações feitas ao longo do nosso mandato", finalizou.

Além da prefeita Michele Ribeiro e do vice-prefeito Márcio Dias, participaram secretários e secretárias de governo, diretores, assessores e coordenadores de departamentos, os vereadores: Sarita, Virgínio Ribeiro, Gino do Tempero, Téia do Abacaxi e Erijackson Pessoa (presidente da Câmara), o ex-vereador Dr. Guedes, e representantes de Igrejas, Conselho Tutelar e Sindicatos. Todas as plenárias foram abrilhantadas com a apresentação artística da Banda Marcial Wilson Lisboa Junior, formada por meninos e meninas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Secretaria de Assistência Social, regidos pelo maestro Brito.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais, e se você tem uma sugestão de pauta e quer ver o assunto aqui, entre em contato pelo e-mail: comunicacao@pedroregis.pb.gov.br, com o assunto: #sugestãodepauta