EDUCAÇÃO: famílias decidem por retomada gradual das aulas presencias em Pedro Régis

Publicado em 28/09/2021 às 00:00

Entre os dias 20 e 27 de setembro, a Secretaria Municipal da Educação de Pedro Régis (Smeduc) reuniu pais, mães e responsáveis por estudantes da rede municipal de ensino para apresentar o plano de volta às aulas presenciais, no formato híbrido, ou seja, presencial e remoto. A retomada acontece no dia 04 de outubro, inicialmente apenas para turmas de 5º e 9º anos.

De acordo com a Smeduc, a maioria das famílias concordam com o retorno em seis unidades de ensino na zona rural e cidade. As Escolas foram adaptadas respeitando os protocolos de segurança sanitária. O retorno é facultativo, são as famílias de cerca de 154 estudantes que decidem pela volta às aulas ou permanência no ensino remoto, via plataformas digitais.

A secretária Erika Galvão garantiu que as Escolas e as equipes pedagógicas estão preparadas para seguir todos os protocolos sanitários. “Há também um protocolo individualizado de todas as escolas municipais, feitos pelos Comitês Escolares de Crise. Isso nos garante um retorno seguro”, disse.

A Smeduc acredita na segurança do retorno gradativo às aulas diante do cenário avaliado pelos Comitês Escolares de Crise e Comitê de Crise e Enfrentamento à Covid-19 (CME-Covid-19), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme boletins epidemiológicos da SMS, há mais de um  mês não há notificação de casos confirmados da doença no município, que tem cobertura vacinal de mais de 83% da população ao menos com a primeira dose. Além disso, todos os profissionais da Educação já foram imunizados.

Retorno com segurança

• O ambiente escolar foi adaptado e todas as Escolas seguirão os protocolos de segurança;
  • Nas salas terão até 20 alunos, turmas maiores serão divididas em dois grupos: A e B;
  • Alunos e funcionários serão obrigados a usar máscaras de proteção;
  • Álcool em gel para higienização das mãos, aferição da temperatura corporal, disponibilização de sabonete líquido, toalhas de papel, distanciamento de 1,5 nas salas de aula e refeitórios;
  • Haverá intervalo de 30 minutos entre os turnos de aulas, para sanitização do espaço e evitar aglomeração nas escolas;
  • Haverá transporte público para os alunos da zona rural, e o distanciamento social dentro dos veículos também será garantido;
  • A merenda escolar será servida no fim da aula nos refeitórios, seguindo distanciamento social. Ao fim do lanche os estudantes.

Cargo horária

• Durante três dias na semana, serão três horas diárias, totalizando nove horas de aulas presenciais, com foco especialmente nas disciplinas de português e matemática.
  • As demais horas com estudo dirigido e orientações remotas.

Segundo a Smeduc, somados aos cuidados, o CME-Covid-19 fará o monitoramento do retorno, e  após duas semanas os estudantes serão submetidos a testes Covid. O resultado possibilitará a continuidade das aulas no sistema híbrido até o fim do ano letivo.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais, e se você tem uma sugestão de pauta e quer ver o assunto aqui, entre em contato pelo e-mail: comunicacao@pedroregis.pb.gov.br, com o assunto: #sugestãodepauta