Secretaria de Cultura abre inscrições para premiação de ações culturais contempladas na Lei Aldir Blanc

Publicado em 30/09/2021 às 00:00

O Governo Municipal de Pedro Régis, por meio da Secretaria de Cultura, lança no Diário Oficial desta terça-feira, 30, com quatro editais de concursos para premiação de propostas culturais, contempladas pela Lei Aldir Blanc ( Lei Federal n.º 14.017 de 2020), que visa garantir uma renda emergencial aos trabalhadores da Cultura, durante o período de pandemia da Covid‐19.

No total serão premiadas propostas divididas em quatro eixos que contemplarão artistas das zonas urbana e rural do município, nas seguintes modalidades: artistas musicais (Edital 01), artesanato/habilidades manuais (Edital 02), grupo de cultura popular (Edital 03) e concurso de Redação (Edital 04).

O prazo para inscrição é de 30/09 a 14/10, por meio do formulário de inscrição que pode ser preenchido na Sala da Cultura, localizada na Prefeitura de Pedro Régis, para os Editais 01,02 e 03, ou na Secretaria Municipal de Educação para inscrições no Edita 04, nos horários das 08h às 12h.

Sobre as premiações

Edital 01 - MÚSICOS: Apresentações solo, de grupos musicais, de grupos musicais instrumentais ou bandas, por artistas do município de Pedro Régis.  Serão nove apresentações, sendo: três propostas de apresentações solo, no valor de R$500,00 (quinhentos reais); cinco propostas de apresentações de grupos musicais, no valor de R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais); e uma proposta de grupo musical instrumental no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), totalizando o valor de R$10.500,00 (dez mil e quinhentos reais).

Edital 02 - ARTESANATO/HABILIDADES MANUAIS: O Prêmio Artesanato/Habilidades Manuais prevê a seleção de 17 (Dezessete) propostas de artesãos ou habilidades manuais, nos valores individuais de R$ 400,00 (Quatrocentos reais), totalizando R$ 6.800,00 (Seis mil e oitocentos reais).

Edital 03 - GRUPOS CULTURAIS  POPULARES: Uma proposta de grupo artístico, prioritariamente, com segmentos na cultura popular – grupo folclórico, danças tradicionais, como a ciranda, ou qualquer conjunto de criação que emanem de uma comunidade cultural fundadas na tradição.  A proposta do grupo contemplado receberá um valor único de R$1.234,00 (um mil, duzentos e trinta e quatro reais), sendo esse o valor total previsto para este edital.

Edital 04 - REDAÇÃO: Prêmio de Melhor Redação os estudantes da Rede Pública de Ensino do Município de Pedro Régis que estejam devidamente matriculados e em dia com as atividades propostas pela Escola, sendo: exclusivamente para estudantes do 5º ano do ensino Fundamental I, exclusivo para estudantes do 9º ano, do ensino Fundamenta II, da Rede Municipal, e da Rede Estadual, exclusivamente para estudantes da 3º série do Ensino Médio. A premiação será da seguinte forma: 1º lugar de cada segmento, o valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais); 2º lugar de cada segmento, o valor de R$ 270,00 (duzentos e setenta reais); 3º lugar de cada segmento, o valor de R$ 200,00 (duzentos reais); 4º lugar de cada segmento, o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), totalizando R$ 2.910 (dois mil novecentos de dez reais).

Todas as propostas inscritas serão avaliadas pela Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Lei Aldir Blanc, composta por cinco membros nomeados através do Decreto Municipal nº16/2021, de 26 de julho, que fará a análise do mérito das inscrições, para proceder com a escolha dos prêmios.

As regras e mais informações dos Editais podem ser acessadas AQUI.  Para mais informações, acesse nosso site, acompanhe nossas redes sociais, ou envie e-mail para cultura@pedroregis.pb.gov.br.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais, e se você tem uma sugestão de pauta e quer ver o assunto aqui, entre em contato pelo e-mail: comunicacao@pedroregis.pb.gov.br, com o assunto: #sugestãodepauta.