Secretaria de Educação abre matrículas para turmas de EJA em Pedro Régis

Publicado em 17/03/2021 às 00:00

A Secretaria Municipal de Educação de Pedro Régis (Semeduc), abriu matrículas para turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal de ensino. Para o segmento de ensino Fundamental I e II, as matrículas podem ser feitas para pessoas a partir dos 15 anos de idade, na Escolas Daura Ribeiro, pela manhã, nos horários 08h às 11h, e a tarde, das 14h às 17h. Menores de 18 anos, a matricula deve ser feita pelo pai/mãe ou responsável. Para o Ensino Médio, pode se matricular pessoas a partir de 18 anos de idade, na Escola Estadual Margarida Dias, pela manhã, nos horários 08h às 12h, e a tarde, das 14h às 17h.

Os estudantes devem apresentar os seguintes documentos:

• Histórico escolar;
  • Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Uma foto 3x4;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento;
  • Cartão do SUS;

Para mais informações e dúvidas, os interessados podem enviar um e-mail para comunicacao@pedroregis.pb.gov.br  ou enviar DM pelas redes sociais @prefeiturapedroregis .

EJA: o que é e como funciona?

Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

EJA é ofertada tanto no ensino presencial, como à distância (EAD), com o objetivo principal de democratizar o ensino da rede pública no Brasil. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, é o programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio. Confira:

EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Nessa etapa, os alunos imagem em novas formas de aprender e pensar. Tem duração média de 2 anos para a conclusão.

EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. O tempo médio de conclusão é de 18 meses.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos em suas redes sociais, e se você tem uma sugestão de pauta e quer ver o assunto aqui, entre em contato pelo e-mail: comunicacao@pedroregis.pb.gov.br, com o assunto: #sugestãodepauta