Secretaria de Educação de Pedro Régis inicia projeto de prevenção ao bullying nas escolas

por Assesssoria de Comunicação Publicado em 27/07/2022 às 10:27

A Secretaria Municipal de Educação de Pedro Régis iniciou nessa terça-feria (26) o projeto "Escola sem bullying", para prevenção  do bullying e melhoria da qualidade do ambiente escolar, com ações exclusivas, desenvolvidas e oferecidas pela equipe de psicopedagogas da rede de ensino municipal.

Por meio de dinâmicas, brincadeiras e rodas de conversas que visam expor situações que caracterizam o bullying, e as formas como os estudantes podem atuar para que qualquer tipo de agressão sejam evitadas, o projeto desenvolve ferramentas e suporte  às escolas, estudantes, pais e educadores, que precisam se envolver e atuar para alcançar cada um destes grupos, incluindo também a comunidade no combate e prevenção deste tipo de intimidação. Os primeiros grupos aconteceram nas escolas Daura Ribeiro, na cidade , e Antônio Fernandes, no sítio Lages, mobilização realizadas pelas psicopedagogas Walkíria e Ana Lima.

"Entendemos que a Escola tem grande  responsabilida no combate ao bullying, e buscamos sensibilizar nossos estudantes para a importância do respeito ao próximo e tudo e de todos em seu redor. Acreditamos que por meio das dinâmicas do projeto, do diálogo nas rodas de conversas, vamos conseguir um ambiente escolar saudável, favorecendo o ensino aprendizagem", conta a secretária da Educação, Érika Galvão.

O que é bullying?

Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão”, e o sufixo “ing” representa uma ação contínua. A palavra bullying designa um quadro de agressões contínuas, repetitivas, com características de perseguição do agressor contra a vítima, não podendo caracterizar uma agressão isolada, resultante de uma briga.

As agressões podem ser de ordem verbal, física e psicológica, comumente acontecendo as três ao mesmo tempo. As vítimas são intimidadas, expostas e ridicularizadas. São chamadas por apelidos vexatórios e sofrem variados quadros de agressão com base em suas características físicas, seus hábitos, sua sexualidade e sua maneira de ser.

As vítimas de bullying podem sofrer agressões de uma pessoa isolada ou de um grupo. Esse grupo pode atuar apenas como “espectadores inertes” da violência, que indiretamente contribuem para a continuidade da agressão." (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/bullying.htm).