Saúde realiza mutirão com 12 horas de exames citológicos e ultrassonografias

por Assessoria de Comunicação | Publicado em 31/08/2022 às 21:00

Saúde realiza mutirão com 12 horas de exames citológicos e ultrassonografias

No total 135 mulheres foram atendidas na Unidade de Saúde Severina Fernandes, durante as 12 horas de exames citológicos e ultrassonografias, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Régis (SMS), nesta quarta-feira (31). 

Mulheres entre 25 a 64 anos de idades fizeram os exames preventivos contra o câncer de útero. Com duração de 12 horas seguidas, o mutirão facilitou o acesso das usuárias que trabalham, ou que moram na zona rural. Enquanto aguardavam a sua vez, profissionais da Saúde davam orientações sobre a prevenção e a importância dos exames preventivos serem feitos anualmente.

Para o atendimento de ultrassonografias foram realizados para os usuários (homens e mulheres) encaminhados pelo médico, com atendimento previamente agendado pela SMS.

 

Qual a importância do exame citopatológico (Papanicolau)?

Esse exame é a principal estratégia para prevenção e/ou diagnostico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%. A coleta deste material é rápida, indolor e simples.

Papanicolau (também chamado de preventivo) é um exame realizado no próprio consultório ginecológico, onde se é coletada uma amostra do material do colo do útero a fim de analisar a natureza das células – e, eventualmente, detectar a presença de alterações.

Para realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem realizar o preventivo sem danos ao bebê.

Quem deve fazer o exame preventivo?


Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

 

É importante seguir as orientações abaixo antes de fazer o exame Papanicolau:


• É importante que a mulher não esteja em seu período menstrual;

• Não usar creme e/ou óvulo vaginal;

• Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna;

• Não realizar exame ginecológico com toque, ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética da pelve;

• Não manter relações sexuais, com ou sem uso de preservativos.

 

 


Mais Lidas