Secretaria de Saúde de Pedro Régis disponibiliza teste do pezinho

Publicado em 22/01/2021 às 00:00

Secretaria de Saúde de Pedro Régis disponibiliza teste do pezinho

O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal,  tão importante para promoção da saúde das crianças, já está disponível na rede municipal de saúde de Pedro Régis. A partir de agora, o exame será realizado toda quarta-feira, entre as 14h00 e 17h00, na UBS Severina Fernandes.

Mas, você sabe o que é, e pra que serve o teste do pezinho? O teste do pezinho é um exame realizado em todos os recém-nascidos, normalmente a partir do 3º dia de vida, até o primeiro mês do bebê, e que ajuda a diagnosticar algumas doenças genéticas e metabólicas, como por exemplo: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, anemia falciforme, fibrose cística... entre outras doenças que podem trazer complicações para o bebê ainda no primeiro ano de vida caso não sejam identificados e tratadas. Com o teste, caso sejam identificadas algumas alterações, o tratamento pode ser iniciado logo em seguida, evitando complicações e promovendo a qualidade de vida da criança.

Não precisa ter medo, o teste é simples e feito a partir da coleta de pequenas gotas de sangue do calcanhar do bebê, que são colocadas em um papel de filtro e enviado para o laboratório para que sejam feitas as análises. Se o teste do pezinho detectar alguma doença, a equipe da SMS entra em contato com a família do bebê para que sejam realizados novos exames mais específicos e, assim, possa ser confirmado o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

"Ter a realização deste exame na Unidade de Saúde local é um avanço para o sistema de saúde municipal e traz mais comodidade e segurança para as mamães e papais dos nossos pequenos e novos pedroregenses", celebrou a secretária da saúde, Creuza Oliveira.

É ou não é um boa notícia?

Ascom Pedro Régis com informações da pediatra Dra. Beatriz Beltrame, em tuasaude.com


Mais Lidas