Secretaria de Saúde entrega tablets para agentes de saúde e oferece capacitação para modernização do atendimento 

Publicado em 22/01/2021 às 00:00

Secretaria de Saúde entrega tablets para agentes de saúde e oferece capacitação para modernização do atendimento 

Doze agentes comunitários de saúde (ACS) de Pedro Régis receberam na manhã desta sexta-feira, 22, um tablet para o preenchimento digital do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), nova ferramenta de armazenamento dos dados e informações dos usuários do SUS. Além da entrega dos equipamentos eletrônicos, os servidores passaram por capacitação para o entendimento do sistema e-SUS e da nova ferramenta de trabalho.

De acordo com Ministério da Saúde, "a plataforma e-SUS é ao processo de informatização qualificada do Sistema Único de Saúde (SUS) em busca de um SUS eletrônico (e-SUS) e tem como objetivo concretizar um novo modelo de gestão de informação que apoie os municípios e os serviços de saúde na gestão efetiva da Atenção Básica (AB) e na qualificação do cuidado dos usuários.

A partir de agora, os papeis serão "aposentados", por um sistema informatizado, modernizando e agilizando os procedimentos feitos pelos agentes. "É uma ferramenta moderna e fácil de ser utilizada", explicou o consultor Edilson Lima, técnico responsável pela capacitação dos agentes de saúde.

A secretária municipal da saúde, Creuza Oliveira, destacou que esse é mais um investimento da gestão pública municipal na área, objetivando melhoria e qualidade de trabalho para os agentes de saúde, e maior atenção no atendimento ao povo. “Agradecemos a prefeita Michele Ribeiro pelo apoio. Hoje, os ACS estão sendo contemplados com mais esse instrumento, que facilita o trabalho e melhora o atendimento à comunidade. As informações agora serão repassadas diretamente ao Ministério da Saúde, sem demora”, declarou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, com o novo sistema, após a coleta de dados nas residências, os agentes de saúde retornam às unidades e passam todas as informações para o computador central, em seguida as informações repassadas são enviadas diretamente para o Ministério da Saúde, sem precisar passar pela Secretaria Municipal. "Otimiza o atendimento, facilita o trabalho do ACS", destacou. Ela lembrou que os tablets estão no depósito da SMS há quase um ano, e que eles foram entregues de forma simbólica apenas e depois recolhidos. "Hoje, entregamos os tablets configurados e habilitados, além de estarmos realizando a capacitação dos nossos ACSs para que eles aprendam a utilizar o equipamento e o sistema e-SUS", disse a secretária.

Outro grave problema revelado pela SMS é a falta de atualização do cadastro das famílias da cidade no sistema. Segundo a secretária, apenas 43 famílias estão cadastradas e isso tem um impacto direto no recebimento de recursos por parte do Governo Federal. "Vamos atualizar o cadastro de todas as famílias do município até abril, isso vai fortalecer nossas equipes e habilitar nosso município para o recebimento de recursos importantes para o atendimento em saúde de qualidade", finalizou.

Presente na entrega, a prefeita Michele Ribeiro disse que o trabalho dos ACSs era fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde. Ela garantiu apoio aos servidores. “A entrega de verdade desses equipamentos é um avanço muito grande para o nosso município, com a implantação do prontuário eletrônico todos saem ganhando”, enfatizou. Michele falou dos desafios enfrentados pela gestão, do sucateamento e impactos negativos causados pela falta de recursos e dívidas encontradas, mas, concluiu que confia na capacidade e dedicação da sua equipe de gestores para enfrentar os desafios.

Ascom Pedro Régis

Imagens
  • 14767.jpg
  • 26555.jpg
  • 42105.jpg
  • 36414.jpg

Mais Lidas