Notícia

Educação de Pedro Régis prepara alunos para o Saeb 2023 com aulões especiais

por Assessoria de Comunicação Publicado em 13/10/2023 às 13:44

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. 

A aplicação das avaliações será realizada de 23 de outubro a 10 de novembro em todo Brasil e traz mudanças significativas, e neste cenário de mudanças a Secretaria de Educação de Pedro Régis (SME) está ativamente engajada na preparação dos alunos, comprometida em oferecer o melhor suporte.

Como principal estratégia de mobilização das equipes, a SME vai ofertar aulões especiais, objetivando garantir que os  estudantes da rede municipal de ensino estejam preparados para a prova, investindo em aulas complementares que abrangem os conteúdos-chave da avaliação.

Os aulões acontecerão nos dias 18 e 19 de outubro, seguindo o cronograma abaixo:



A SME enfatiza a importância dessa ação, que visa não apenas cumprir os requisitos da avaliação, mas elevar o nível de educação no município. “A educação é a base de uma sociedade próspera e os nossos esforços estão em alcançar o sucesso coletivo e individual dos alunos”, destacou a secretária Érika Galvão.

Juntamente as mudanças no Saeb 2023, a oferta de aulões é uma demonstração do comprometimento da SME de Pedro Régis com a qualidade da educação e o progresso de nossos estudantes. Com a estratégia "Semeando o SAEB 2023 para florescer resultados," a Secretaria convida todos os estudantes a participarem ativamente desses aulões e a serem parte da construção de um futuro educacional brilhante para nossa comunidade.


Mais informações - Saeb

O Saeb é uma ferramenta valiosa para a melhoria da educação no país desde 1990, e passará por ajustes notáveis em 2023, como a ampliação da população de referência. Isso inclui a avaliação de professores das turmas de amostragem do 2º ano do ensino fundamental, bem como a inclusão de alunos do 5º ano nas áreas de ciências da natureza e ciências humanas do 9º ano do ensino fundamental.

Além disso, o Saeb 2023 trará a avaliação de ciências da natureza e ciências humanas para o 5º ano do ensino fundamental, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Estudantes identificados como público-alvo da educação especial receberão apoio especializado, incluindo leitores, intérpretes de Libras e tempo extra para realização das tarefas.

Uma das mudanças notáveis é a redução da taxa de participação necessária para municípios na divulgação dos resultados, de 80% para 50%, tornando a avaliação mais acessível.

Ascom Pedro Régis com informações Gov.Br