Notícia

Educação de Pedro Régis promove oficina de letramento racial para enfrentamento ao racismo nas escolas

Publicado em 24/11/2023 às 17:33

No mês da Consciência Negra, a Secretaria de Educação de Pedro Régis vai além das atividades simbólicas e abre o diálogo sobre o enfrentando ao racismo,  promovendo a I Oficina de Letramento Racial com professores e líderes de turmas da Escola Daura Ribeiro.

A capacitação tem a marca da Abayomi, Coletiva de Mulheres Negras da Paraíba e foi ministrada pela ativista, doutoranda e professora da UFPB, Uliana Gomes, com auxílio da ativista e jornalista Pery Camilo. A Coletiva Abayomi é referência estadual  e pioneira da pauta, e tem dialogado sobre o tema em escolas de várias cidades da Paraíba. 

A Abayomi tem como missão o combate ao racismo, o sexismo e a LBTfobia, em defesa do bem viver, sobretudo das mulheres negras, e defende o letramento racial nas escolas como ferramenta de combate ao racismo recreativo que encontra crianças e adolescentes cada vez mais cedo nos espaços escolares. A medida busca favorecer a aplicação da Lei 10.639, que determina o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. 

“Parabenizamos a Secretaria de Educação de Pedro Régis por abrir esse espaço importante para formação de professores e alunos, buscando promover uma educação antirrascista”, frisou a abayomi Pery Camilo. 

A Oficina de Letramento Racial encerrou as atividades da Semana da Consciência Negra, que trabalhou a diversidade da cultura africana em todas as escolas da rede municipal. “Nós queremos combater o racismo, essa opressão que causa tantas dores em muitas de nossas crianças. Queremos efetivar as nossas ações e estarmos de acordo com a Lei 10.639. Para isso vamos investir na capacitação dos nossos profissionais e contar a verdadeira história dos povos negros aos nossos estudantes”, destacou a secretária Érika Galvão, informando que o curso de Letramento Racial entra para grade de ensino na Jornada Pedagógica a partir do próximo ano. 

Ascom Pedro Régis 

Galeria de fotos