Notícia

Governo de Pedro Régis promove ações em apoio à campanha de prevenção do suicídio

por Assessoria de Comunicação Publicado em 20/09/2023 às 09:17

No mês de setembro, o Governo  Municipal de Pedro Régis, por meio das ações das Secretarias de Saúde e Assistência Social, intensifica seus esforços para conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio, como parte da campanha mundial conhecida como "Setembro Amarelo". Com uma série de atividades, como palestras, oficinas e rodas de conversa, a iniciativa busca disseminar informações e oferecer apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade emocional.

Uma das principais frentes da campanha é a realização de palestras ministradas por profissionais da saúde mental e especialistas em psicologia. Essas palestras abordam temas como a identificação de sinais de alerta, o tratamento da depressão e ansiedade, além de estratégias para lidar com o estresse e a pressão emocional do dia a dia.

As oficinas terapêuticas oferecidas pela prefeitura têm como objetivo proporcionar um espaço seguro para que os participantes expressem seus sentimentos e aprendam técnicas de autogerenciamento emocional. São atividades que visam fortalecer a resiliência e promover o bem-estar psicológico.

As rodas de conversas também são iniciativas nas quais as pessoas podem compartilhar suas experiências e desafios emocionais. Esses encontros têm se revelado essenciais para quebrar o estigma em torno da saúde mental e criar laços de apoio entre os participantes.


A Importância da Campanha

O Setembro Amarelo tem como missão primordial a conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A campanha destaca que falar sobre o assunto, buscar ajuda profissional e oferecer apoio aos que estão sofrendo são passos fundamentais para a prevenção.

O Governo de Pedro Régis está comprometido em apoiar a saúde mental da população e em criar um ambiente acolhedor para aqueles que precisam de ajuda. Neste mês de setembro, as atividades do Setembro Amarelo demonstram esse compromisso e incentivam a comunidade a se unir na luta contra o suicídio.

Lembre-se, se você ou alguém que você conhece estiver passando por dificuldades emocionais, não hesite em procurar ajuda. Existem profissionais e recursos disponíveis para oferecer o suporte necessário.

Busque ajuda no CRAS, ou na Secretaria de Saúde, converse com um profissional preparado pra lhe ajudar. Mas se preferir, você também pode ligar 188, e falar com o Centro de Valorização à Vida (CVV). Você não está sozinho/a! 

Ascom Pedro Régis 


Galeria de fotos