Notícia

Secretarias se reúnem para definir estratégias e avaliar ações para conquista do Selo Unicef

por Assessoria de Comunicação Publicado em 08/03/2023 às 16:49

Em busca do Selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), representantes da Educação, Saúde, Comunicação, Assistência Social e Gabinete se reuniram na tarde desta quarta-feira (08), para avaliar ações já desenvolvidas e definir estratégias para alcançar as metas. 

Apresentadas  pelo interlocutor Rodrigo Farias, algumas ações já foram promovidas como a criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), espaço de participação cidadã de adolescentes, como um instrumento para conhecer e reivindicar direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam as suas vidas.

Foram definidas pautas prioritárias voltadas ao enfrentamento do abandono escolar, e a Busca Ativa Vacinal (BAV), além  da promoção de mobilização e engajamento para realização e garantia dos serviços de saúde, assistência social e educação no município. 

O que é o Selo Unicef? 

O Selo Unicef é uma iniciativa do Unicef para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.

Ascom Pedro Régis  com informações de unicef.org